Estudos

TCC: 5 dicas que o seu orientador não vai te passar


Imagem relacionada

Quando vejo pessoas conversando sobre o TCC e como as coisas parecem complicadas lembro de algumas frases/lições que aprendi coletando dos mais variados lugares ao decorrer de toda a minha formação.

Então, hoje resolvi juntar as 5 melhores dicas com comentários variados de vários sites e autores diferentes (créditos abaixo) que vão compor dicas valiosíssimas!!

1. Produtivo ≠ Ocupado.

Seja produtivo e pare de se sentir culpado pelo seu tempo livre.


Há uma diferença entre estar atolado de coisas para fazer e estar ocupado. E uma diferença ainda maior entre estar ocupado e resolver tudo o que se precisa, ou seja, ser produtivo. É só notar: quando alguém pergunta, “como você está?”, não é verdade que quase sempre a resposta é “muito ocupado, sem tempo para nada!” com aquele ar de aborrecimento?



A nossa cultura e o nosso tempo – cada vez mais conectado e acelerado – transformaram o “estar ocupado” em algo muito valorizado dentro do nosso mercado social. Na verdade, usamos isso para massagear nosso ego.

Mas há uma mágica para resolver esse impasse; o que acaba sendo, ao mesmo tempo, a coisa mais simples e a mais difícil de interromper: parar de uma vez por todas com a nossa vida sempre “ocupada”.

Ser produtivo significa ser consciente e, para ser consciente, temos que parar com esse velho hábito. Temos que criar uma brecha nesse padrão, ou seja, temos que criar lacunas de agenda que possam integrar e complementar diversas áreas de nossas vidas ao mesmo tempo.

Por exemplo, a neurociência está agora descobrindo que quanto mais tentamos ser multi-tarefa, menos produtivos nós somos. Nas empresas, uma mudança de comportamento e dos sistemas podem ajudar a conseguir mais produtividade.

2. Selecione Informação.
Pare de acumular o que é inútil e aumente a sua tranquilidade.

Por mais intuitivo que pareça, quanto mais pararmos tudo e olharmos para cima, dermos um passeio, mais próximos estaremos de encontrar formas de arranjar um espaço em nossas agitadas agendas – e mentes desordenadas -; e consequentemente, mais teremos mais resultados.


3. Pare de Procrastinar (adiar).

Prazos longos não aumentam a qualidade. São apenas uma desculpa para adiar o que importa.

Se você tem, por exemplo, um celular mais moderno, já deve ter ficado sem bateria, correto? Diferente dos celulares antigos, os aparelhos mais modernos são usados para nos conectarmos com diversas mídias e redes. Daí sua bateria se esgota em menos de um dia, e você tem que procurar um lugar para recarregá-lo.

Você não é muito diferente do seu celular. A sua “bateria” também acaba com o decorrer do dia. Se você dorme bem, acorda energizado, de bem com a vida e pronto para o que der e vier. A “energia” vai diminuindo com o decorrer do tempo e você termina o dia esgotado.

Quando focamos em diversas atividades, não conseguimos nos dedicar a todas elas com igual cuidado e entrega. Dividimos nossas energias com tantas ações que não nos destacamos em nenhuma, e não damos destaque a nenhuma também.


4. Encurte os Prazos.
Prazos curtos, concentração e produtividade costumam caminhar juntos.

Resultado de imagem para tccQuando estabelecemos o que é mais importante a se fazer, nos dedicamos com excelência à isto. Nosso trabalho se sobressai. Fazer tudo de qualquer jeito, por obrigação ou só por fazer, é o que te leva a ser igual aos outros, ficar na média. E quem fica na média tem uma zona de conforto ampla e concorrida.

Por isso gosto da frase de Walt Disney que diz: “Gosto do impossível, porque lá a concorrência é menor.” Ele mostra que temos que sair da zona de conforto, do que já foi experimentado e feito mais ou menos. E isto só se consegue elegendo o que é mais importante para nós. E realizando isso no tempo focado e eficiente.

5. Divida em Pequenas Partes
Aposte em etapas rápidas de execução e divida o TCC em partes menores e só avance para uma nova etapa quando tiver concluído a anterior. Confiança gera tranquilidade.


Muitas vezes a gente olha uma tarefa grande ou não muito agradável e dá vontade de desistir antes mesmo de começar. Vai aqui uma dica para você parar de procrastinar e começar logo a resolver o problema – divida esta tarefa em pedaços menores e tudo parece mais fácil. Inicie fazendo esta parte pequena que você separou e logo vai aparecer uma sensação de que as coisas estão andando, que algum progresso está sendo feito. Divida e comece – este é o segredo para iniciar e terminar seus projetos.

Sobre Imprima Fácil

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.